Água e saúde
A água é de longe, a substância mais abundante na Terra e no nosso corpo, além de ser essencial à vida e a todos os processos metabólicos cujo meio seja esse líquido.
Desde cedo, no desmame, após os 6 meses de aleitamento materno exclusivo, a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) recomendada a introdução de água na alimentação dos bebês.
Crianças, idosos, gestantes e lactantes necessitam de maior atenção para um consumo de água adequado, pois estão mais expostos aos riscos de desidratação, mas o incentivo ao consumo também deve se estender a adolescentes e adultos.
Os seres humanos consomem líquidos por muitas razões, particularmente por prazer, mas o ato de beber ocorre principalmente pela deficiência de água no organismo que é o gatilho para a sensação fisiológica de sede, que já é um sinal de desidratação.
Os profissionais de saúde desempenham papel essencial no desenvolvimento de hábitos saudáveis na população e a atenção à quantidade e à qualidade dos líquidos, deve ser fortemente considerada. A água, por não apresentar aditivos e calorias, é a bebida mais saudável e seu consumo deve ser incentivado independente de outros líquidos.